A língua é um órgão fundamental do corpo humano, que nos auxilia na degustação dos alimentos, na articulação dos sons e até mesmo na higiene bucal. Ocorre que, em certas situações, a língua pode apresentar alterações em sua coloração, ficando com um aspecto esbranquiçado. Essa mudança de cor pode ter várias causas, e em alguns casos, pode ser um indicativo de algum problema de saúde.
Motivos pelos quais a língua pode ficar branca
Várias razões podem levar a língua a ficar branca. Vamos listar aqui algumas das mais comuns:
Higiene bucal inadequada
Se você não escova a língua regularmente durante a escovação dos dentes, restos de alimentos e bactérias podem se acumular na superfície da língua, causando uma coloração branca.
Desidratação
Não beber água suficiente pode fazer com que a boca fique seca e a língua branca. Manter-se hidratado é uma boa maneira de prevenir isso.
Fumar
O tabaco pode causar manchas brancas na língua que podem se tornar brancas. Isso é muitas vezes agravado pela boca seca que fumar pode causar.
Consumo excessivo de álcool
Beber muito álcool pode alterar a cor da língua, deixando-a com um aspecto esbranquiçado.
Infecções
Certas infecções, como a candidíase oral (um tipo de infecção fúngica), podem causar um revestimento branco na língua.
Medicamentos
Alguns medicamentos, especialmente aqueles que causam boca seca, podem fazer com que a língua fique branca.
Reação alérgica
Alguns indivíduos podem ter reações alérgicas a determinados alimentos ou medicamentos, resultando em uma língua branca.
Estresse
O estresse pode levar a alterações hormonais e outros processos fisiológicos que podem interferir na saúde bucal, incluindo a coloração da língua.
Alterações hormonais
Mudanças hormonais, especialmente as observadas durante a gravidez, podem levar a alterações na boca e na língua, incluindo o surgimento de uma coloração branca.
Alimentação
Uma dieta rica em alimentos ácidos ou picantes pode causar uma camada branca na língua. Além disso, uma dieta pobre em ferro ou vitaminas do complexo B também pode resultar na descoloração da língua.
Lembre-se, qualquer mudança persistente na coloração da língua deve ser avaliada por um profissional de saúde para garantir que não seja indicativo de uma condição de saúde mais séria.