Existem diversos fatores que justificam o porquê sentimos sono depois do almoço, o principal deles é o fato de que nosso corpo necessita de energia para conseguir digerir os alimentos que acabamos de comer, o que pode levar à sensação de cansaço, sobretudo quando ingerimos uma quantidade de alimentos maior que o nosso corpo está habituado. Além disso, os alimentos ricos em carboidratos, como arroz, massas e pães, podem elevar temporariamente o nível de açúcar no sangue, o que consequentemente pode levar a um pico de insulina e, em seguida, a uma queda acentuada do açúcar no sangue, o que também pode resultar na sensação de sonolência.
Outros fatores também podem contribuir para a sonolência, como por exemplo o ambiente em que estamos após o almoço já que muitas vezes estamos em um lugar tranquilo e silencioso, como um escritório, o que pode fazer com que nosso corpo e mente se sintam mais relaxados e sonolentos. A redução da atividade do corpo e da mente, também estão entre os fatores que contribuem para o sono depois do almoço.
Como espantar sono depois do almoço?
Aqui vão algumas dicas que podem ajudar a espantar o sono depois do almoço:
- Caminhe por alguns minutos para estimular a circulação sanguínea e aumentar a energia;
- Beba água gelada, ela pode ajudar a refrescar e despertar o corpo, pois a hidratação é um fator importante para manter a energia durante o dia;
- Faça uma atividade que exija mais concentração, como resolver um quebra-cabeça ou ler um livro;
- Ouça uma música animada enquanto trabalha ou realiza outras atividades.
- Tome um café, pois a cafeína pode ajudar a despertar o corpo e a mente, mas é importante não exagerar na quantidade;
- Tomar um banho frio pode ajudar a estimular a circulação sanguínea, aumentando a sua energia;
- Mantenha uma rotina de sono regular: é importante que você se certifique de que a sua rotina de sono está regular e suficiente para evitar a sonolência excessiva durante o dia.