Se você está tentando buscar justificativas sobre o porquê o bebê mexe mais quando deitamos de barriga para cima, vamos te contar algumas razões para que isso acontença. Quando uma mãe grávida deita de barriga para cima, a posição permite que o bebê tenha mais espaço para se mover e se esticar dentro do útero. Além disso, a gravidade ajuda a aliviar um pouco da pressão do peso do útero sobre o bebê, o que pode permitir que ele se mova mais livremente.
Outro fator que pode fazer com que o bebê se mexa mais quando a mãe está deitada de barriga para cima é que essa posição permite que a mãe sinta mais claramente os movimentos do bebê. Quando a mãe está sentada ou em pé, ela pode estar se movendo ou distraída, o que pode tornar mais difícil sentir cada movimento do bebê. Mas quando ela está deitada de barriga para cima, pode se concentrar mais no bebê e perceber cada movimento.
Vale ressaltar, que a posição deitada de barriga para cima não é recomendada para mulheres grávidas após o primeiro trimestre, pois pode aumentar o risco de compressão da veia cava inferior, um vaso sanguíneo importante que leva sangue do corpo para o coração. Nesse caso, a posição deitada de lado é mais segura e confortável para a mãe e o bebê.
Além dos fatores citados anteriormente, existem outros fatores pelos quais um bebê pode se mover mais quando a mãe está deitada de barriga para cima. Veja abaixo:
Relaxamento dos músculos abdominais
Quando a mãe está em pé ou sentada, seus músculos abdominais podem estar um pouco contraídos para manter a postura. Quando ela deita de barriga para cima, seus músculos abdominais podem relaxar mais, o que pode permitir que o bebê se mova com mais facilidade.
Mudanças na pressão arterial
Quando uma mulher grávida está em pé ou sentada, a pressão arterial nos vasos sanguíneos do útero pode ser maior do que quando ela está deitada de barriga para cima. Essas mudanças na pressão arterial podem afetar o fluxo sanguíneo para o bebê e influenciar sua atividade.
Mudanças no nível de açúcar no sangue
Quando uma mulher grávida está em pé ou sentada, o açúcar em seu sangue pode se concentrar mais em suas extremidades, como braços e pernas. Quando ela está deitada de barriga para cima, o açúcar em seu sangue pode ser distribuído mais uniformemente em todo o corpo, o que pode afetar a atividade do bebê.